O objetivo deste curso é apresentar algumas características básicas da estrutura social brasileira, bem como das teorias e métodos utilizados para estudar as diferentes formas de desigualdade social. O curso está dividido em quatro módulos: (a) Desigualdades: fenômeno plural e multidimensional; (b) Desigualdade de resultados: renda e pobreza; (c) Desigualdade de oportunidade: classe e mobilidade social; (d) Desigualdade, classes e voto. Conteúdo:
No primeiro módulo discutiremos diferentes teorias e faces da desigualdade. No segundo, será tematizada a relação entre desenvolvimento econômico, desigualdade de renda e pobreza. Serão apresentadas as principais teorias sobre o tema, bem como as análises realizadas sobre o Brasil nas últimas três décadas. No terceiro módulo apresentaremos as principais características teóricas e metodológicas do estudo da desigualdade de oportunidades em termos de chances educacionais e de mobilidade social intergeracional. Em seguida, apresentaremos as principais pesquisas sobre estes temas realizadas no Brasil. No quarto e último módulo nos dedicaremos ao estudo da relação entre estrutura social, com suas diversas formas de desigualdade, e voto. De que forma a estratificação social se relaciona à decisão do voto? Há relação? O que nos dizem os resultados de pesquisas realizadas em diversas democracias? Qual a relação entre voto e posição de classe no Brasil? Apresentaremos possíveis respostas para tais perguntas, bem como os métodos e teorias atualmente discutidos na ciência política e na sociologia política.
Bibliografia elementar
Arretche, M. (2016) Trajetórias das desigualdades. Como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. CEM; Unisep: São Paulo.
Hasenbalg, C. & Silva, N. do V. (2003). Origens e Destinos: Desigualdades Sociais ao Longo da Vida. Rio de Janeiro, Topbooks.