O propósito do curso é realizar uma incursão em temas centrais da reflexão político-social brasileira de modo a oferecer um horizonte teórico a partir das discussões travadas por autores nacionais de distintas tradições de pensamento. A finalidade consiste em introduzir um panorama do pensamento político brasileiro que estimule o debate sobre o alcance e limite de distintas concepções de democracia discutidas por autores preocupados com realidade política brasileira.
Conteúdo: Nos últimos anos, o estudo da teoria política tem abandonado seu pretenso universalismo para se debruçar sobre as tradições nacionais. O objetivo desta disciplina é perscrutar o pensamento político-social brasileiro de modo panorâmico, por intermédio de alguns de seus autores mais representativos, tendo por quadro intelectivo os temas sucessivos que marcaram o debate nos últimos duzentos anos de percurso nacional. Foram eles: a construção do Estado, a emancipação da sociedade, a natureza da sociedade brasileira, a questão nacional, os desafios do desenvolvimento e da democracia. A expectativa é a de que seja possível, ao fim do curso, identificar as certas tradições e as alternativas institucionais nela constantes, de modo a lançar luz sobre os impasses contemporâneos.
Bibliografia elementar:
Jaguaribe, H. (1981) [1953]. Por uma Política Nacional de Desenvolvimento. In: Introdução Crítica à Sociologia Brasileira. Andes Ltda: RJ.
Santos, W. G. (2006). O Ex-Leviatã Brasileiro: do voto disperso ao clientelismo concentrado. Rio, Civilização Brasileira