Lançamento: “Economia Brasileira na Encruzilhada”, de Luiz Fernando de Paula

24/06/2022 — 18:00 - 21:00

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e o Grupo de Estudos de Economia Política (GEEP) convidam para o lançamento do livro Economia Brasileira na Encruzilhada: Ensaios sobre Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Bancária, escrito pelo Prof. Luiz Fernando de Paula e publicado pela Editora Appris.

Realizado na sala Olavo Brasil, na sede do Instituto, o evento contará com um debate presencial com a participação dos professores Fernando Fontainha (Diretor do Instituto) e Fabiano Santos (coordenador do GEEP), junto aos pesquisadores convidados Carmem Feijó (Faculdade de Economia da UFF) e Elias Jabbour (Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ). O debate será transmitido ao vivo no canal do IESP-UERJ no YouTube e será seguido de uma sessão de autógrafos com o autor:

YouTube player

A obra reúne artigos que trazem uma contribuição original à compreensão da evolução da economia brasileira nos últimos 20 anos, com destaque para seus determinantes e para os dilemas enfrentados nesse período. A originalidade decorre tanto da abordagem teórica adotada — heterodoxa (pós-keynesiana) e desenvolvimentista (estruturalista) — que permite a apreensão das especificidades de uma economia capitalista periférica, como a brasileira, assim como dos três temas abrangidos (desenvolvimento, macroeconomia e setor bancário), que são fundamentais para essa compreensão, mas, em geral, são tratados de forma separada na literatura.

A publicação pode ser adquirida na página oficial da Appris.

24/06/2022