Carregando Eventos

« Todos Eventos

Workshop CERES – {censobr}: explorando os Censos Demográficos brasileiros em R

15 junho — 14:00 - 17:00

O Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (CERES) promove seu segundo workshop 2026.1, ministrado pelo Prof. Rogério Jerônimo Barbosa, coordenador do núcleo, e intitulado {censobr} : explorando os Censos Demográficos brasileiros em R. A oficina será oferecida de forma híbrida, com transmissão online síncrona e vagas limitadas para participação presencial no IESP-UERJ.  Para participar, faça a sua inscrição através deste formulário.

Ementa:

A oficina irá apresentar o pacote {censobr}, uma ferramenta em R para baixar, organizar e analisar dados dos Censos Demográficos brasileiros. A atividade abordará o acesso a microdados, agregados de setores censitários e documentação censitária, com foco nas edições de 1960 a 2022. Também serão discutidas possibilidades de integração com o pacote {geobr} para análise e visualização espacial em diferentes escalas geográficas.

Neste semestre, o CERES inaugura uma nova frente de atividades: os Workshops CERES. Ao longo dos próximos meses, o grupo promove uma série de oficinas práticas voltadas à formação metodológica e ao uso de novas ferramentas de pesquisa. Dúvidas e observações a respeito de esta e de outras iniciativas do projeto podem ser enviadas para: ceres@iesp.uerj.br.

Detalhes

Data:
15 junho
Hora:
14:00 - 17:00
Evento Tags:
, , , ,

Local

IESP-UERJ
Rua da Matriz, 82 - Botafogo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map