Aula Aberta: Gizele Martins, Juliana Farias e Natasha Nery

13 junho — 13:00 - 16:00

O Coletivo de pesquisa sobre violências, sociabilidades e mobilidades urbanas (BONDE/IESP-UERJ), em parceria com o Dicionário de Favelas Marielle Franco, promove a aula Documentário como ferramenta de luta: etnografando violações de estado pra fora da academia, ministrada pelas docentes convidadas Gizele Martins (ECO-UFRJ), Juliana Farias (ICS-UERJ) e Natasha Neri (GENI-UFF). Oferecida na Sala Olavo Brasil, a atividade  é aberta a todas e a todos os interessados, e marca o encerramento da disciplina Clássicos e contemporâneos sobre favelas, lecionada pela Prof. Palloma Valle Menezes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ.

Doutoranda pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e mestra em Periferias Urbanas (PPGEC-UERJ) Gizele de Oliveira Martins  é comunicadora comunitária e jornalista. É pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) e do Dicionário Marielle Franco. É autora do livro Militarização e Censura: A luta por liberdade de expressão na Favela da Maré (Núcleo Piratininga de Comunicação, 2019). Integra a Coalizão de Mídias Periféricas, Faveladas, Quilombolas e Indígenas.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) Juliana de Farias Mello e Lima é professora adjunta do Departamento de Sociologia da UERJ (ICS-UERJ). É autora do livro Governo de Mortes: uma etnografia da gestão de populações de favelas no Rio de Janeiro (Papeis Selvagens, 2020). É coautora do roteiro e  do argumento do documentário Auto de resistência (2018), dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho.  É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Urbana (CIDADES/PPCIS/UERJ), integrante da Rede Transnacional de Pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas (REMA) e do Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e em Direitos Humanos  pela John Jay College of Criminal Justice (CUNY), Natasha Brusaferro Riquelme Elbas Neri é  jornalista e documentarista. É, ao lado de Lula Carvalho, codiretora do documentário Auto de Resistência, ganhador do prêmio de melhor longa-metragem no Festival É Tudo Verdade e indicado ao Prêmio de Direitos Humanos do IDFA. É pesquisadora nas áreas de violência de estado e justiça criminal, vinculada ao Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI).

As três docentes convidadas da aula abertam assinam juntas o roteiro e o argumento do documentário Cheiro de Diesel (2023).

13 junho
, , , ,