Seminário NIED-CERES: Valéria Cristina de Oliveira

21 março — 17:00 - 18:30

O Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED-UFRJ) recebem a socióloga Valéria Cristina de Oliveira (FaE-UFMG), para ministrar a primeira edição da temporada 2024.1 do ciclo Seminários NIED-CERES. Autora de estudos sobre sociologia da violência e do conflito, ela fará a apresentação O lugar, a escola e as violências: um estudo de caso sobre os efeitos de vizinhança na educação, com achados de sua pesquisa mais recente.

Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich-UFMG), com pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e na Universidad de Castilla – La Mancha (UCLM – Espanha), Valéria Cristina de Oliveira é professora da Faculdade de Educação da UFMG (FaE-UFMG). Pesquisadora de dois grupos de estudo na instituição, o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) e o Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (NUPEDE), tem se especializado em análise quantitativa de informações, trabalhando em questões sobre vitimização, efeitos de vizinhança e violência em contexto escolar.

Para participar do seminário através da plataforma Zoom, basta se inscrever com antecedência através deste link. Todos os seminários do projeto podem ser assistidos através do canal do ciclo no YouTube.

21 março
, , ,