Palestra: Geoffrey Pleyers no CPDA-UFRRJ

23/10/2023 — 18:00 - 20:00

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia convida toda a comunidade acadêmica do IESP-UERJ para a palestra Culturas Ativistas e Movimentos Sociais Globais, ministrada pelo Prof. Geoffrey Pleyers, presidente da Associação Internacional de Sociologia.

Apresentada no campus do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ) (Sala 1 – 6º andar), no Centro da cidade do Rio de Janeiro, a organização da atividade é o resultado de uma parceria entre todos os programas de pós-graduaçao em Sociologia (e em Ciências Sociais) do estado: o Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais (PPCIS/ICS-UERJ); o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS-UFRJ); o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP-UCAM); o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS-UFRRJ); o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFF); o Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais da PUC-Rio e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP/CCH-UENF), junto ao CPDA e ao próprio PPGS/IESP-UERJ. Além da conferência oferecida por um sociólogo de renome internacional, esta ampla articulação apresenta uma oportunidade única para a troca de conhecimento e para a socialização entre estudantes de pós-graduação da área.

Doutor em Sociologia pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS – França), Geoffrey Pleyers é professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Sociais, Políticas e de Comunicação da Universidade Católica de Louvain (UC-Louvain – França) e presidente da International Sociological Association (ISA). Entre outras publicações, é autor do artigo For a global sociology of social movements. Beyond methodological globalism and extractivismv (Globalizantion, 2023) e do livro Social Movements and Politics during Covid-19 (com Breno Bringel, Bristol University Press, 2022) além de coorganizador da coletânea Chile en Movimientos (com Karla Henríquez, CLACSO, 2023). Atualmente, leciona como docente convidado no Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

23/10/2023
Evento Tags: