Seminário NIED-Ceres: Matias López (Geneva Graduate Institute)

28/09/2023 — 17:00 - 19:00

O Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED-UFRJ) recebem o sociólogo e cientista político Matias López (IHEID) para ministrar o painel Democracia e redistribuição de terras no Brasil, em mais uma edição do ciclo Seminários NIED-CERES.

Durante a conferência, o pesquisador abordará resultados de recentes projetos sobre atitudes e percepções das elites sobre a redistribuição e sobre sobrevivência democrática em contextos de alta desigualdade.

Doutor em Ciência Política pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Matias López atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Albert Hirschman Centre on Democracy (IHEID) do Geneva Graduade Institute. Teve recentes trabalhos publicados em periódicos como Socio-Economic ReviewAmerican Behavioral Scientist e Sociology Compass.  Sua pesquisa investiga a sobrevivência da democracia em contextos de alta desigualdade; como a distribuição é moldada pela reação das elites à expressão destas desigualdades; e a relação entre corrupção e preferências econômicas.

Para receber os links de transmissão do seminário basta se inscrever com antecedência através deste link. Os Seminários anteriores podem ser assistidos no canal do ciclo no YouTube.

28/09/2023
, , , , ,