OLB convida: Timothy Power e Cesar Zucco

10/07/2023 — 14:00 - 17:00

O Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) convida a comunidade acadêmica do IESP-UERJ para o workshop O congresso por ele mesmo: resultados recentes e agenda futura.

Oferecida na Sala Olavo Brasil, a oficina será conduzida pelos palestrantes convidados Timothy Power (Universidade de Oxford) e Cesar Zucco (Fundação Getúlio Vargas), com mediação do Prof. Fabiano Santos, coordenador do Observatório. Os pesquisadores discutirão os resultados da última rodada de sua Pesquisa Legislativa Brasileira (PLB), projeto que, há mais de 30 anos, registra as percepções de parlamentares do Congresso Nacional ao redor de diversos temas. A ocasião servirá não somente para ter acesso aos resultados, mas também para discutir interesses mútuos de pesquisa.

Sobre os palestrantes:

Doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA – EUA), Cesar Zucco Jr. é Professor Associado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV-RJ (EBAPE-FGV). Publicou, pela Cambridge University Press, os livros Partisans, Antipartisans, and Nonpartisans: Voting Behavior in Brazil (com David Samuels, 2018) e The Volatility Curse (com Daniella Campelo, 2020) e é co-diretor da Pesquisa Legislativa Brasileira (PLB), projeto que registra as opiniões de parlamentares brasileiros em todas as legislaturas, desde 1990. Sua pesquisa se interessa por temas como eleições e partidos na América Latina, mensuração e definição de ideologia, impactos determinantes e políticos de políticas públicas e desenho de pesquisa para inferência causal.

Doutor em Ciência Política no Kellog Institute for International Studies da Universidade de Notre-Dame (EUA), Timothy J. Power é diretor da Oxford School of Global and Area Studies (OSGA), além de professor de Política Latino-Americana na instituição. É coautor do livro Coalitional Presidentialism in Comparative Perspective: Minority Presidents in Multiparty Systems (com Paul Chaisty e Nic Cheeseman, Oxford University Press, 2018) e co-diretor da Pesquisa Legislativa Brasileira (PLB). As áreas de interesse de sua pesquisa são a democratização e as instituições políticas na América Latina contemporânea, com ênfase no Brasil.

10/07/2023
, , ,