Aula aberta: Transições Energéticas e Mudanças Climáticas

26/06/2023 — 15:00 - 17:00

O Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) convida a comunidade acadêmica para uma aula aberta ministrada pelas palestrantes convidadas Elia Alves (DRI-UFPB) e Renata A. Ribeiro (CECS-UFABC), com o tema Transições Energéticas e Mudanças Climáticas.

Oferecida na Sala Carlos Hasenbalg, a aula servirá de encerramento do curso Política externa, mudanças climáticas e a Amazônia Sul-Americana, disciplina ministrada pela Prof. Ana Paula Tostes e pelo Prof. Carlos R. S. Milani (coordenador do OIMC) no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ.

Sobre as palestrantes:

Doutora em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (DCP-UFPE), Elia Elisa Cia Alves é professora adjunta no Departamento de Relações Internacionais (DRI) e no Programa de Pós Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba. Atua também como Vice-Coodenadora do Grupo de Estudos em Meio Ambiente, Política e Relações Internacionais (MAPORI) e como pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Política Comparada e Internacional (NEPI). Desenvolve estudos nas áreas de Economia Política Internacional e de Ensino e Métodos em Relações Internacionais.

Doutora e mestre em Ciência Política pelo Instituto, Renata Albuquerque Ribeiro é  professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC). Atua como pesquisadora no Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DINTE-IPEA), e é pesquisadora Sênior na Plataforma CIPÓ. É uma das coorganizadoras do livro Política Externa, Agricultura e Modelos de Desenvolvimento: Conceitos, Teorias e Estudos de Caso (Editora Appris, 2022). Tem experiência nas áreas de Política Internacional, Política Externa Brasileira, Energia, Meio Ambiente e Clima, Relação do Brasil com Países Africanos, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. Publicações e conferências no Brasil e no exterior.

26/06/2023
, ,