Curso Democracia, Direitos Humanos, Tolerância e Reconhecimento

Como forma de reforçar o seu comprometimento com a capacitação e a formação constante de seu corpo técnico, o IESP-UERJ promove o curso Democracia, Direitos Humanos, Tolerância e Reconhecimento, dedicado exclusivamente a servidores técnicos universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ministrado pela Prof. San Romanelli Assumpção, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, o conteúdo do curso buscará discutir como o processo e os resultados democráticos relacionam anseios sociais – progressistas e conservadores – com impactos sobre a vida das pessoas nas dimensões socioeconômica, de gênero e sexualidade, racial e religiosa, influindo sobre direitos que fazem parte do exercício da autonomia das pessoas e grupos na vida cotidiana. Sexismo, homofobia, transfobia, racismo, intolerância religiosa, feminismo, antirracismo, tolerância religiosa e políticas sociais de combate às desigualdades sociais e econômicas serão entendidos e debatidos, por meio de aulas expositivas e discussões em classe, como grandes temas democráticos em que nenhuma resposta socialmente construída é definitiva ou inequivocamente boa ou ruim para os direitos humanos, a tolerância, o reconhecimento e a igualdade e liberdade socioeconômicas.

O curso, parte do Programa CAPACIT-UERJ, possui uma carga horária de 45h, com 10 vagas em modalidade presencial e 20 vagas em modalidade remota. O cronograma das aulas será dividido em duas partes: a primeira parte oferecida entre os dias 5 de maio e 30 de junho, às sextas-feiras, e a segunda parte nas sextas-feiras entre os dias 4 agosto e 15 de setembro, sempre no horário das 9h às 12h. Para informações sobre a inscrição, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação do IESP-UERJ em: spg@iesp.uerj.br