Eleições 2022: significados e consequências

28/04/2023 — 10:00 - 13:00

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ promove o painel Eleições 2022: significados e consequências. O evento contará com duas palestras de pesquisadores convidados – A experiência de 2022 e os riscos à integridade eleitoral no Brasil, apresentada por Gabriela Tarouco (PPGCP-UFPE), e O que o Estudo Eleitoral Brasileiro de 2022 conta sobre a vitória de Lula, ministrada por Oswaldo do Amaral (IFCH-UNICAMP) – seguidas de um debate com mediação do Prof. João Feres Júnior.

Oferecida na Sala Olavo Brasil, a atividade será transmitida simultaneamente em nosso canal no YouTube.

Palestrantes:

Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com estágio sanduíche no Kellogg Institute For International Studies da Universidade de Notre Dame, Gabriela da Silva Tarouco é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP-UFPE). É autora do artigo Esquerda, direita e eleições presidenciais no Brasil (Estudos Avançados, V.36, nº 106, 2022).  Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Partidos Políticos e Eleições.

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Campinas (IFCH-UNICAMP), Oswaldo Martins Estanislau do Amaral, é professor do Departamento de Ciência Política da instituição (DCP-UNICAMP) e diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop). Assina, em coautoria com Mariana Chaguri, o artigo The Social Base of Bolsonarism: An Analysis of Authoritarianism in Politics (Latin American Perspectives, 2023). É membro do Comitê Gestor do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT).

28/04/2023
Evento Tags: