Rodrigo Vieira de Assis

Professor Auxiliar ConvidadoIscte - Instituto Universitário de Lisboa

Ano de conclusão: 2020

Depoimento

Fui aluno do IESP-UERJ entre 2013 e 2020, período em que realizei o mestrado e o doutorado em Sociologia. Durante os dois anos em que cursei o mestrado, encontrei no Instituto as condições para adquirir e aprimorar competências no campo da teoria sociológica, o que foi possível em virtude do amplo leque de disciplinas ofertado e que não raras vezes é enriquecido pela inclusão de novas unidades curriculares, ministradas seja por docentes do quadro permanente, seja por pesquisadores/as visitantes, oriundos, sobretudo, de instituições internacionais. Nesse sentido, o mestrado funcionou como uma etapa fundamental para o amadurecimento necessário ao ingresso na fase seguinte, o doutorado. Nesta fase, encontrei no IESP a abertura para desenvolver, com autonomia, um projeto de pesquisa que resultou em minha tese em sociologia, a partir do qual encontrei no domínio dos métodos qualitativos, quantitativos e nas abordagens multimétodo os fundamentos para a minha identidade acadêmica. Isto foi fundamental para os rumos que trilhei em minha trajetória, abrindo as portas para integrar equipes de pesquisa no Brasil e no exterior, conduzindo-me, mais recentemente, ao campo da sociologia portuguesa, no qual hoje estou integrado, como pesquisador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e professor convidado, nas áreas de estatística, análise de dados e métodos qualitativos, no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.