Especialização Política & Sociedade: Aula Inaugural 2022, com Luiz Augusto Campos

16/08/2022 — 19:00 - 22:00

A Especialização Política & Sociedade convida para a Aula Inaugural de sua Turma 2022, Ações Afirmativas no Brasil: resultados e desafios, ministrada pelo Prof. Luiz Augusto Campos, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa). O evento  será realizado na Sala Olavo Brasil, na sede do IESP-UERJ (Rua da Matriz, 82, Botafogo), com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube:

YouTube player

O ano de 2022 será um duplo marco na história das ações afirmativas no Brasil. Nele comemoraremos duas décadas do primeiro vestibular com cotas raciais e sociais da UERJ, primeira universidade do país a adotar tal gênero de política; e também dez anos da aprovação da lei que normatizou as cotas em todo o ensino superior federal. Porém, se as ações afirmativas mudaram a composição de nossas universidades, colocaram a temática racial no centro do debate público nacional e fissuraram as estruturas de operação do racismo brasileiro, não temos apenas motivos para comemorar. A articulação política que atualmente governa o país já deu indícios claros de que pretende enfraquecer o ensino superior público e remodelar a política de cotas, especialmente raciais. Esse horizonte se torna mais provável e perigoso tendo em vista que 2022 é o ano de revisão legal da Lei Federal de Cotas.

Nesta Aula Inaugural da pós-graduação lato sensu do IESP-UERJ, será discutido em que medida a política de cotas sociais e raciais nas universidades brasileiras está funcionando. Para tal, nos basearemos em dados produzidos pelo Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas, uma articulação de grupos de pesquisa que coletou diferentes dados sobre os impactos das políticas de cotas em diferentes universidades.

16/08/2022
, , , ,