IESP-UERJ e EPyG-UNSAM promovem Jornada Acadêmica em Buenos Aires, Argentina

Em agosto de 2022, o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e a  Escuela de Política y Gobierno (EPyG) realizam juntos a Jornada Retos de La Democracia y Desarollo en América Latina, no campus da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires, Argentina. O seminário presencial é a atividade de conclusão do curso curto de Pós-Graduação fruto do convênio de cooperação acadêmica entre as duas instituições e ministrado por professores de ambas a partir de abril deste ano.

Entre os dias 1 e 4 de agosto, Jornada contará com algumas atividades direcionadas apenas para os alunos e com mesas abertas para o público, com temas relacionados às disciplinas do curso. Os professores Carlos Milani,  Fabiano Santos, Fernando GuarnieriSan Romanelli Assumpção, que integram o corpo docente do curso, participarão das mesas de discussão.

Programação aberta ao público em geral:

01/08 (Segunda-feira):

• 11h00 – Abertura com autoridades e professores do IESP-UERJ,  EPyG-UNSAM e representantes do Ministério da Educação da Argentina.
  • 11h30 – 13h00: Mesa de Abertura Antropoceno, Cambio Climático y Modelos  de Desarrollo.
    Expositores: Carlos Milani (IESP-UERJ), Lucas Christel (IIP-EPyG CONICET/UNSAM).
    Comentador: Ricardo Gutiérrez (IIP-EPyG CONICET/UNSAM).

04/08 (Quinta-feira):

• 10h30 – 12h00: Mesa Redonda Democracia y Polarización Política em Latinoamérica.
    Expositores: Gabriel Vommaro (EIDAES-UNSAM/CONICET), San Romanelli Assumpção (IESP-UERJ) e Fabiano Santos (IESP-UERJ).
    Moderadora: Rocío Annunziata (IIP-CONICET-EPyG/UNSAM-CONICET).
  • 14h00 – 16h00: Mesa Redonda Capacidades Estatales y Alianzas Estratégicas entre Brasil y Argentina.
    Valeria Pattacini (Sec. Int y Coop Int / UNSAM), Alejandro Frenkel (IIP-EPyG CONICET/UNSAM), Flavio Gaitán (UNILA / INCTPPED).
    Moderadora: Alejandra Kern (EH-UNSAM / SAE).
  • 16h30 – 18h00: Mesa de Encerramento Elecciones en Brasil y su impacto en Argentina: Escenarios Posibles.
    Fernando Guarnieri(IESP-UERJ) e Marcelo Cavarozzi (IIP-EPyG CONICET/UNSAM).
    Moderadora: Ximena Simpson (IIP-CONICET-EPyG/UNSAM).

Coordenado pelo Prof. Carlos Milani, o curso Retos de la Democracia y el Desarrollo en América Latina capacitou 26 estudantes selecionados de diversas regiões da Argentina, abordando problemas centrais da atualidade nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, com enfoque na América Latina. A Jornada Acadêmica de encerramento, única atividade presencial do curso, é uma oportunidade para refletir sobre a conjuntura atual em chave comparada, com especial ênfase nos casos do Brasil e Argentina, dois dos países mais importantes da região e com destinos inevitavelmente conectados.

O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, tendo sido proposto em 2021 pelo convênio IESP-UERJ/EPyG-UNSAM para o Ministério da Educação da Argentina, recebendo a aprovação e financiamento por meio do Programa Campus Argentina Global. O IESP-UERJ foi uma das duas únicas instituições de ensino brasileiras das áreas de Ciência Política e Relações Internacionais a serem contempladas com o financiamento.