Prof. Fabiano Santos publica «Congresso Remoto», pela EdUerj

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O professor do IESP, coordenador do OLB – Observatório Legislativo Brasileiro e chefe do Departamento de Estudos Políticos Fabiano Santos é organizador do livro «Congresso remoto: A experiência legislativa brasileira em tempos de Pandemia», publicado pela EdUerj. O trabalho analisa o modus operandi do poder legislativo brasileiro em 2020.

 

A crise política gerada pela pandemia revela um novo modus operandi da política nacional em que a iniciativa e consolidação das políticas de alcance nacional se veem, no mínimo, compartilhadas entre os ocupantes do Poder Executivo e as forças hegemônicas instaladas no Legislativo. Hoje, durante a pandemia e talvez mais do que em qualquer momento desde a redemocratização, as divergências entre tais esferas do poder não são resolvidas através da concessão de cargos e verbas orçamentárias, mas sim mediante a proposta e aprovação de matérias de iniciativa de congressistas, e se preciso derrubando vetos antepostos pela Presidência.

 

A publicação está disponível para download gratuito na página da EdUerj.

Comments are closed.